2020

II -Segundo Ato

Aproveite a Leitura

  • O Policarpo

Humor D'Angola - Tuneza

Atualizado: Abr 29



Sem dúvida soa estranho falar de humor angolano, ou mesmo de quaisquer representações culturais de países africanos, assim como pode causar estranheza a experiência de entretenimento que chegue a nós em outra língua - neste caso é a portuguesa, com as características lusófonas-africanas no dialeto (as gírias e expressões contém inúmeras similaridades à nossa língua portuguesa). Pois é assim, que antecipo quanto ao que nos pareça ser diferente, já o conteúdo é similar a qualquer conteúdo humorístico no mundo, uma trupe de comediantes que explora o cotidiano em de forma caricata e com refinadas sátiras. Estranho talvez seja, outras línguas que nos trazem pouca familiaridade, porém piadas de português sempre nos trouxeram risos.


Os Tunezas - No Coliseu de Lisboa

O grupo Tuneza (Daniel Vilola, Orlando Rodrigues,Gilmario Vemba, Cesalty Paulo e José Chieta) foi formado em Luanda - Angola, inicialmente se apresentavam em espaços públicos possíveis, como grupo teatral humorístico, explorando assim a liberdade de expressão cultural, tal como muito comediantes consagrados nos Estados Unidos fizeram - Eddie Murphy e Chris Rock por exemplo e tantos outros, dos quais são encontrados em meio à multidão e assim conquistam novos espaços e maior alcance de suas expressões culturais.

Maka Kwas Famoso


Os Tunezas encontraram assim espaço na Televisão Pública de Angola - TPA1, com isso eles têm desenvolvido e aprimorado seu conteúdo, produzindo DVDs e apresentações em Portugal, esse em formato teatral, atraindo público em estádios, sendo conterrâneos angolanos e outros povos, como os de Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Equatorial, Guiné-Bissau e propriamente a população de Portugal, que tem se tornado grandes consumidores de produções culturais de países que tenham como dialeto principal a língua portuguesa. Além de propriamente os quadros humorísticos, o grupo faz produções musicais, irônicas, ou que exploram as relações humanas e o comportamento.


O Diploma


O esquetes apresentados pelo grupo encontra esse mesmo formato no Brasil - as sátiras cotidianas. Fazendo que o humor se torna inteligível - acessível, utilizando planos de fundo comuns a quem assiste, já o humor propriamente dito é extraído de nuances das atuações, nesse caso eles exploram com a mesma qualidade que tantos outros humoristas consagrados, tanto nacionais brasileiros, quanto internacionais - em gestos, tons, ritmo rápido e piadas curtas.


Compadre Malandro - Rico x Pobre

- ANGOLA -


Não é necessariamente uma região descoberta por uma nação colonial, houve sucessivas incorporações de grupos étnicos na costa oeste africana, até então já conhecida como Reino do Congo, ao longo de séculos. Já no século XV, a política expansionista colonial portuguesa ganhava território nessa porção do meio oeste africano.


Doutor Ti Martins - Diversidade Animal


Atualmente Angola tem estreitado relações com nações que propiciam desenvolvimento de sua infraestrutura, tais como Brasil e China, também mantém como principais fontes de produção econômica o plantio de Café, extração de Petróleo, produções de oleaginosas e extração de minérios, sendo esses os grandes atrativos para investimento internacional. Após intensa guerra de independência, e sua proclamação como república, Angola ainda sofreu constantes conflitos civis de ordem política e separatista, até que conquistou certa ordem social, no início do século XXI - em 2002 precisamente, podendo assim instaurar pacificamente seu processo de desenvolvimento sócio-político, e estabelecer relações econômicas com outras nações.


E este é o grupo humorístico Tuneza, vale pesquisar o restante de material, e também o DVD que contém material com melhor qualidade audiovisual; essa postagem é relativa também a compreensão sobre a dimensão da expressão cultural, e como possuí uma similaridade perfeita, principalmente quando nos atentamos as vias emocionais que expressam o humor, sendo ele brasileiro, português, britânico, americano, chinês, árabe, angolano e todos os outros, o risada segue sempre uma mesma via, só muda de língua, assim como todas as outras emoções.


HUMOR D'ANGOLA - TUNEZA

Policarpo Praxedes (2016)


CONTATO PARA ADAPTAÇÕES E LICENCIAMENTOS

Para parcerias, desenvolvimento de produtos ou adaptação do conteúdo aqui representado nos contate.

OTROPICAL@OUTLOOK.COM.BR

TERMOS E CONDIÇÕES DE USO

*Os personagens, histórias ou temas são originais - criados e concebidos por seu autor, a exploração financeira indevida direta ou indireta desse conteúdo resulta em crime de direitos autorais, caso tenha dúvidas adicionais consulte.



O TROPICAL

Arte e Cultura

WWW.OTROPICAL.COM.BR



(CURTAM E COMPARTILHEM A PÁGINA E OS CONTEÚDOS)

#OTropical #PolicarpoPraxedes #FAZ #AsRisadas #HumorDAngolaTuneza #Angola #África #ForadeSérie #ReinodoCongo #Portugal #LínguaPortuguesa #TiMartins #Tuneza

5 visualizações

Obrigado pelo envio!

  • Branca Ícone Pinterest
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube

© 2015-2020 Criado por FAZ.

Site Profissional e de Literatura

(Arte e Cultura)