2020

II -Segundo Ato

Aproveite a Leitura

  • A Palavra Sonora - Epilef Annás

Chico Science - O Poeta do Mangue

Atualizado: Abr 29



Registrado como Francisco Assis França, filho de pai funcionário público e mãe dona de casa - Chico Science, pernambucano, nascido em 13 de março de 1966 Registrado como Francisco Assis França, filho de pai funcionário público e mãe dona de casa - Chico Science, pernambucano, nascido em 13 de março de 1966


De uma forma original e intensa, conquistou admiração e respeito internacional, realizando turnês quando em vida, pela Europa e Estados Unidos da América. Além de aclamado pela crítica musical, muito devido a composição inovadora de sua obra, que acabou resultando em prestígio e parcerias que iam de Sepultura à Gilberto Gil.


Com uma mistura singular de elementos, que iam do Maracatu ao Hip Hop, do Frevo ao Rock, Chico Science era um alquimista musical, culturalmente globalizado, que conseguia fundir diferentes culturas e estilos musicais com extrema naturalidade, além de valorizar nas letras, a cultura popular de raiz, com influências que remetiam a poesia de cordel de Ariano Suassuna, adaptadas e atualizadas às suas próprias experiências como morador de Recife, atento ao cotidiano marcado pela criminalidade, miséria e desigualdade social, que se fundiam com a beleza praieira da cidade e a cultura típica de seu povo.


Chico preocupava-se em contar histórias do cotidiano popular, o que o caracteriza como um artista sensível ao seu meio, conectado artisticamente e politicamente com o seu povo. Em músicas como "A Cidade", ele demonstra sua preocupação em retratar a desigualdade social e a transformação urbanística de Recife.


(...) a cidade não para

a cidade só cresce

o de cima sobe

o de baixo desce. (...)

A Cidade - Chico Sience

A cidade de Recife-PE, considerada uma das cidades mais violentas do mundo em 1994, ano do lançamento da composição, onde a classe pobre que habitava as regiões periféricas, envolvidas pelos manguezais, ganhava destaque em suas composições, como também na música “Risoflora”, que conta uma história de amor entre um pescador marginal e uma lavadeira.


Percebe-se em suas composições uma influência do lirismo subversivo beatnik, inspirado por escritores como Jack Kerouac e William Burroughs, que influenciaram a contracultura americana nos anos 50; assim como é perceptível o engajamento político de Chico ao citar líderes de movimentos revolucionários, como os Panteras Negras americanos, Che Guevara, e líderes de movimentos nacionais, como de Antônio Conselheiro e Lampião.


Este emaranhado de personagens históricos dialogando com o presente, sob a percepção do olhar sensível do artista, que conectava passado, presente e futuro, de maneira peculiar em suas letras, faziam de Chico Science um artista antenado - um caranguejo com cérebro como se autodenominava - agregador e líder cultural de sua cidade.


Os discos em estúdio foram apenas dois: Da Lama ao Caos (1994) e Afrociberdelia (1996), gravados juntamente com seus amigos da Nação Zumbi - dois discos clássicos dos anos 90, que sem dúvida alguma, influenciam ainda muitos músicos no Brasil e no Mundo, pelo conteúdo rico e multicultural da obra e a mensagem contida nas letras. Chico Science viveu além de seu tempo.


CHICO SCIENCE - O POETA DO MANGUE

Epilef Annás (2016)


MATERIAIS COMPLEMENTARES (LINKS)

15 Anos da Morte de Chico Science (Documentário MTV)

Maracatu Atômico (Clipe)

Sangue de Bairro (Clipe)

Quando a Maré Encher (Clipe)



CONTATO PARA ADAPTAÇÕES E LICENCIAMENTOS

Para parcerias, desenvolvimento de produtos ou adaptação do conteúdo aqui representado nos contate.

OTROPICAL@OUTLOOK.COM.BR

TERMOS E CONDIÇÕES DE USO

*Os personagens, histórias ou temas são originais - criados e concebidos por seu autor, a exploração financeira indevida direta ou indireta desse conteúdo resulta em crime de direitos autorais, caso tenha dúvidas adicionais consulte.

O TROPICAL

Arte e Cultura

WWW.OTROPICAL.COM.BR

(CURTAM E COMPARTILHEM A PÁGINA E OS CONTEÚDOS)

#Maracatu #GilbertoGil #Sepultura #HipHop #JackKerouac #WilliamBurroughs #Beatniks #RecifePE #Manguetown #MundoLivreSA #NacãoZumbi #ChicoScienceOPoetadoMangue #Afrociberdelia #DaLamaaoCaos #Carangueijo #AsSonoras #EpilefAnnás #OTropical #APalavraSonora